Home » Páginas Internas »

SERVIÇOS

Licenciamento Ambiental

Outorga de Recursos hídricos

PRECEND

PSCIP

Gestão Ambiental

Certificação Ambiental

PGRS

Projetos ETEs

Laudo Técnico Ruido Ambiental

Consultoria
Empresarial

OUTROS
Serviços


DEPOIMENTOS

Agradecemos a Foco Meioambiente pelo excelente trabalho realizado, onde o empenho, a técnica, a paciência e uma parceria com o cliente, foi predominante para que conseguíssemos chegar ao resultado Final.

Tales Guimarães
Conada Engenharia

Mostrando sempre pontualidade, domínio no assunto, e uma boa equipe, a Foco Meio Ambiente, elaborou nosso projeto PRECEND , agilizando assim nosso Licenciamento Ambiental. Acreditamos nesta parceria e recomendamos.

Silviane Peixoto de Oliveira
Plakas

Indicamos a Foco Meio Ambiente por ser uma Empresa séria, que cumpre com os prazos e apresenta serviços de qualidade necessários para desenvolvimento de nossa Empresa e para controle Ambiental.

Jorge
Centro Automotivo Amigo do Carro
 
 

Home » Páginas Internas » Notícias

Impactos ambientais problematizam ainda mais o crescimento urbano desordenado

Saneamento inadequando, apropriação indevida de encostas e poluição do ar são impactos ambientais causados em áreas urbanas

Os ambientes urbanos têm concentrado um número cada vez maior de pessoas. Isso, ligado ao crescimento desordenado e acelerado, tem provocado uma série de mudanças no ambiente. Cerca de 80% da população mundial vive em áreas urbanas e o desenvolvimento dessas tem acontecido de forma pouco planejada, com conflitos institucionais e tecnológicos. A tendência, então, é o caos.

Nesse cenário são comuns a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos, por causa do saneamento inadequado, e inundações urbanas, consequentes das ocupações de áreas de risco. A drenagem mal realizada, a distribuição de material sólido de maneira imprópria, bem como os processos erosivos e assoreamento dos rios, são outros exemplos de processos relacionados a impactos diversificados ao longo do tempo, que causam danos à cidade.

O impacto urbano não é apenas resultado de uma determinada ação sobre o ambiente, é a relação de mudanças sociais e ecológicas em movimento. Por isso, é necessária a elaboração de um projeto urbanístico que considere diversos aspectos, de forma sustentável. A perspectiva de desenvolvimento sustentável tem influenciado as formas planejadas de apropriação e uso do meio ambiente, de acordo com critérios de crescimento populacional e econômico, que restringem a pressão sobre o meio físico e perseguem modelos de eficiência e equidade na distribuição de recursos.

A sustentabilidade associa-se às condições de reprodução da legitimidade das políticas e das condições de construção da base material das cidades. É preciso, para isso, que haja uma gestão que reflita efetivamente as condições sociais. A gestão correta de recursos ambientais urbanos implica uma construção social em que o Estado-governo compartilhe com a sociedade civil as responsabilidades das decisões e execuções.

Análises de estruturação e desenvolvimento no espaço, em face das mudanças promovidas por fatores internos e externos, são fundamentais à compreensão da distribuição sócio-espacial dos custos e benefícios. Dessa forma, é possível amenizar efeitos causados pela má apropriação dos recursos naturais.


Fonte: Foco Meio Ambiente