Home » Páginas Internas »

SERVIÇOS

Licenciamento Ambiental

Outorga de Recursos hídricos

PRECEND

PSCIP

Gestão Ambiental

Certificação Ambiental

PGRS

Projetos ETEs

Laudo Técnico Ruido Ambiental

Consultoria
Empresarial

OUTROS
Serviços


DEPOIMENTOS

Agradecemos a Foco Meioambiente pelo excelente trabalho realizado, onde o empenho, a técnica, a paciência e uma parceria com o cliente, foi predominante para que conseguíssemos chegar ao resultado Final.

Tales Guimarães
Conada Engenharia

Mostrando sempre pontualidade, domínio no assunto, e uma boa equipe, a Foco Meio Ambiente, elaborou nosso projeto PRECEND , agilizando assim nosso Licenciamento Ambiental. Acreditamos nesta parceria e recomendamos.

Silviane Peixoto de Oliveira
Plakas

Indicamos a Foco Meio Ambiente por ser uma Empresa séria, que cumpre com os prazos e apresenta serviços de qualidade necessários para desenvolvimento de nossa Empresa e para controle Ambiental.

Jorge
Centro Automotivo Amigo do Carro
 
 

Home » Páginas Internas » Notícias

Entenda como funciona a flotação no tratamento de efluentes

O tratamento de efluentes é composto por diversos processos, tendo a flotação como um dos mais importantes. Esse tipo de procedimento é responsável por separar os sólidos dos líquidos, um procedimento que ocorre por conta da formação de nuvens de microbolhas de ar que suspendem as impurezas, as removendo.

Para ser efetuado, primeiro é preciso decidir entre dois tipos de processo: flotação por ar dissolvido e flotação por ar disperso. No primeiro caso, o procedimento é realizado com um flotador que produz bolhas menores, enquanto o segundo processo fica a cargo de fazer bolhas maiores.

Em ambos os casos, é necessário contar com um bom flotador, o que significa utilizar um equipamento capaz de reduzir a densidade das impurezas. A partir disso, é possível que os sólidos flutuem e sejam separados da água.

Entenda como funcionam as bolhas da flotação

Após a formação das bolhas, as mesmas ficam responsáveis por se prenderem às partículas sólidas e aos óleos, formando aglomerados de espuma. Além de remover as impurezas, como já citados, o processo também permite controle dos gases e dos odores presentes nos líquidos.

Além disso, para ser mais efetivo, é possível adicionar coagulantes na operação. Por meio desse auxílio, as bolhas são capazes de remover de 40 a 80% de sólidos em suspensão.


Fonte: Resiclean