Home » Páginas Internas »

SERVIÇOS

Licenciamento Ambiental

Outorga de Recursos hídricos

PRECEND

PSCIP

Gestão Ambiental

Certificação Ambiental

PGRS

Projetos ETEs

Laudo Técnico Ruido Ambiental

Consultoria
Empresarial

OUTROS
Serviços


DEPOIMENTOS

Agradecemos a Foco Meioambiente pelo excelente trabalho realizado, onde o empenho, a técnica, a paciência e uma parceria com o cliente, foi predominante para que conseguíssemos chegar ao resultado Final.

Tales Guimarães
Conada Engenharia

Mostrando sempre pontualidade, domínio no assunto, e uma boa equipe, a Foco Meio Ambiente, elaborou nosso projeto PRECEND , agilizando assim nosso Licenciamento Ambiental. Acreditamos nesta parceria e recomendamos.

Silviane Peixoto de Oliveira
Plakas

Indicamos a Foco Meio Ambiente por ser uma Empresa séria, que cumpre com os prazos e apresenta serviços de qualidade necessários para desenvolvimento de nossa Empresa e para controle Ambiental.

Jorge
Centro Automotivo Amigo do Carro
 
 

Home » Páginas Internas » Notícias

5 motivos para ter um projeto de combate a incêndios

Inaugurar ou possuir uma empresa ou comércio requer atenção a inúmeras medidas técnicas e burocráticas, as quais devem ser atendidas para que o estabelecimento esteja de acordo com as jurisdições de cada localidade. Entre essas medidas a segurança deve sempre ser levada em primeiro lugar, sendo assim na maioria das vezes é imprescindível a implementação de um projeto de sinalização e combate a incêndios.

Esse tipo de projeto deve sempre ser levado em conta, pois não somente oferece segurança para aqueles que circulam no local, mas também é necessário para regularizações e alvarás. Os únicos imóveis que se isentam da necessidade deste tipo de projeto são as residências unifamiliares.

Ainda não entendeu ou está em dúvida?! Seguem abaixo 5 motivos para se realizar um projeto de combate a incêndio

1. Legislação 

Está previsto na legislação brasileira a obrigatoriedade do projeto de incêndio e são os Corpos de Bombeiros que tem a finalidade de fiscalizar e regulamentar tais projetos em cada localidade do país. Tais órgãos são responsáveis pela emissão do Atuo de Vistoria (AVCB) que confirma a segurança no local em caso de incêndio.

Existem também algumas normas brasileiras (NBR – ABNT) que determinam os parâmetros a serem usados, na avaliação do local, dimensionamento do sistema de combate e sinalização e implementação do projeto. Tais normas em parceria com a regulamentação do Corpo de Bombeiros define como deve ser executado o projeto.

Estar de acordo com essas normas é o que atesta a segurança contra incêndios em locais de risco possibilitando assim a abertura e uso do estabelecimento.

2. Comprometimento com a vida 

O projeto de sinalização e combate a incêndios tem como principal função a proteção da integridade física das pessoas que circulam pelo estabelecimento. A correta implementação do projeto permite em casos de risco uma fácil e segura movimentação das pessoas que estiverem no local até as saídas ou pontos de combate mais próximos, assim como um aleta rápido a todos que estão no edifício para que ninguém seja pego desprevenido ou fique preso por impossibilidade de achar ou acessar uma saída.

A própria ABNT define em suas normas que, “a sinalização de segurança tem como objetivo reduzir o risco de ocorrências de incêndio, alertando para os riscos existentes, e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e rotas de saída para abandono seguro da edificação”

3. Resguardo do patrimônio  

A implementação do projeto de sinalização e combate a incêndios pode também prevenir danos graves ou gerais ao estabelecimento. Se, em caso de incêndio, os meios de combate estejam bem sinalizados e funcionais, as chances de extinguir o foco e evitar maiores danos ou riscos é maior, logo a simples existência do projeto já serve como seguro contra danos ao patrimônio.

4. Prevenção de sanções 

Em casos onde o projeto não exista ou não esteja em conformidade com as normas existem penalidades a serem sofridas pelo proprietário. Tais penalidades podem variar desde multas até desaprovações de alvará, significando gastos muitas vezes maiores que o custo do projeto ou até mesmo fechamento do estabelecimento.

Dessa forma os estabelecimentos que atendem corretamente as normas de combate estão asseguradas quanto a multas e sanções e desta forma prevenidas contra gastos futuros.

5. Ofertar a segurança a todos 

A implementação de projetos de sinalização e combate a incêndios não deve ser vista meramente como uma exigência legal. Em casos de acidentes graves dentro do estabelecimento o projeto oferece segurança para a vida de todos no edifício: os funcionários, donos, e até mesmo a sua vida! Supermercados, shoppings entre outras grandes lojas são locais comuns a vida da maioria das pessoas. Optar por um sistema de segurança em seu estabelecimento, ou cobrar a existência de um em locais onde se convive é proteger a própria vida.


Fonte: InLoco Jr